Results for 'Juliana Rangel de Alvarenga Paes'

955 found
Order:
  1.  5
    Le corps humain et le droit international.Juliana Rangel de Alvarenga Paes - 2003 - Lille: ANRT, Atelier national de reproduction des thèses. Edited by Jacques Foyer.
  2.  12
    A Bnc-Formação: Uma Lacuna Para a Perspectiva da Formação Permanente.Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    O presente artigo busca problematizar as questões acerca da produção de uma Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, BNC-Formação, (BRASIL, 2019) que ancora a formação docente no Brasil em uma concepção de resolução de problemas e voltada apenas para a aplicabilidade de um currículo como previsto na BNCC. Na perspectiva brasileira de inacabamento do sujeito proposto por Paulo Freire (1992, 2009,2010) e compondo uma compreensão de formação permanente descrita por Gaston Pineau (1985, 2003) buscamos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Proposta de Período Extraclasse: A Formação Permanente No Centro de Formação Carolina Garcia Em Macaé/Rj.Alice de Souza Pereira, Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga & Mariana Godoy de Miranda Queiroz - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    A presente proposta busca sistematizar a importância da valorização do docente através do período extraclasse, prevista pela Lei do Piso Salarial Profissional Nacional docente (PSPN), observando a proposta de formação continuada, e, também, formação permanente, desenvolvida no Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), localizado no município de Macaé/RJ. A discussão aprofundada por meio da monografia de pedagogia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA, tem como base os relatos apresentados nos questionários semiestruturados respondido pelas coordenadoras (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    Hermenéutica analógica: derecho y derechos humanos.de la Torre Rangel & Jesús Antonio (eds.) - 2004 - Aguascalientes: Universidad Autonoma de Aguascalientes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Multimodal genres in textbooks: are students being schooled for visual literacy?Paes de Barros, Cláudia Graziano & Elizangela Patrícia Moreira da Costa - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):38 - 56.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    DISCURSO SOBRE O MÉTODO JURÍDICO: Hermenêutica pós-gadameriana do Direito e Geometria.Fabio Carvalho de Alvarenga Peixoto - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Questiona-se, no artigo, a relevância de um método jurídico, em concepções de Direito pós-gadamerianas. O problema pode ser resumido como a identificação da relevância do método, mesmo ante a constatação de que o pensamento jurídico é, ao final, incompreensível. Tomada como correta a conclusão de Lenio Streck de que o método sempre chega tarde na compreensão, a pesquisa investiga se, ainda assim, aquele é de todo dispensável. A abordagem é qualitativa, e sustenta-se em fontes bibliográficas. Apresentam-se, sob a forma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Repensar Latinoamérica desde la filosofía y el quehacer de Vasconcelos.de la Torre Rangel & Jesús Antonio - 1995 - Aguascalientes: Instituto Cultural de Aguascalientes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Apuntes para una introducción filosófica al derecho.de la Torre Rangel & Jesús Antonio - 2008 - La Paz, Bolivia: "TEMIS".
  9.  8
    Encuentros docentes en américa latina: luchar, resistir y esperanzar en tiempos pandémicos.Mairce da Silva Araújo, Marcia Soares de Alvarenga & Maria Tereza Goudard Tavares - 2021 - Voces de la Educación:180-192.
    Escrito en tiempos pandémicos, socializamos en el artículo los diálogos del Grupo Voces de la Educación con los movimientos docentes latinoamericanos que realizan investigaciones desde la escuela y la comunidad. Defendemos la pluralidad, diversidad y potencia de tales experiencias en la producción de otros procesos formativos, que nos llaman a la construcción de solidaridades necesarias para afrontar la barbarie de los tiempos actuales.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  61
    A global glance on categories in logic.Peter Arndt, Rodrigo de Alvarenga Freire, Odilon Otavio Luciano & Hugo Luiz Mariano - 2007 - Logica Universalis 1 (1):3-39.
    We explore the possibility and some potential payoffs of using the theory of accessible categories in the study of categories of logics. We illustrate this by two case studies focusing on the category of finitary structural logics and its subcategory of algebraizable logics.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  11
    A influência da cultura japonesa através dos desenhos animados.Eliana Cristina de Alvarenga Saraiva Gorgatti - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2 (2).
    Os heróis japoneses estão cada vez mais presentes no cotidiano brasileiro, influenciando o público infanto-juvenil e pré-adolescente. O animê ganhou força na década de 60 através de Osamu Tezuka. Os personagens são orientais, mas a narrativa é construída a partir da cultura pop. Hoje a preocupação se volta para Bey Blade -desenho atuante no inconsciente, colocando a razão em último plano, prevalecendo a alienação e a exclusão social.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira.Claudio Luis de Alvarenga Barbosa - 2008 - Educação E Filosofia 17 (34):65-80.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    A fundamentação da felicidade em Marx.Claudio Luis de Alvarenga Barbosa - 2008 - Educação E Filosofia 20 (39):147-162.
    Ao mostrar que não existe ética independente dos interesses fundamentalmente econômicos dos homens, Marx admite que numa sociedade dividida em classes não existe uma ética acima dessas classes. Isso nos leva a inferir que em uma sociedade de classes antagônicas não existe uma noção de felicidade que sirva igualmente para todas essas classes. O que existe é um conceito de felicidade em forma de ideologia que expressa interesses da classe dominante. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir o conceito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    Mulheres negras e brancas e a maternidade: questões de gênero e raça no campo da saúde.Raquel Souzas & Augusta Thereza De Alvarenga - 2017 - Odeere 2 (3).
    Nos discursos das mulheres sobre maternidade, segundo escolaridade e raça/etnia, observa-se que se articulam posicionamentos discursivos diferenciados. Como tendência geral há uma aproximação de discursos relacionados a “constructos sociais modernos” sobre maternidade, característicos da modernidade. Constatamos diferenças nos discursos que destacam o grupo de mulheres negras de ensino médio dos demais grupos de escolaridade. É neste grupo de mulheres que são enfatizados, com maior recorrência, aspectos discursivos relativos às concepções “essencialistas” da maternidade, ou seja, naturalizados, rompendo a tendência de progressiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    A alienação como processo de des-naturação do indivíduo e sua nova existência social em Jean-Jacques Rousseau.Juliana Fischer de Almeida - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):60-74.
    O presente artigo pretende investigar de que forma a alienação social acarreta o processo de desnaturação do indivíduo e propugna pela formulação de uma nova existência. O “eu” social é corrompido pelo meio no qual vive sendo impossível viver solitariamente. A “luz” da razão acarreta a decadência moral, proporcionando um desequilíbrio entre razão e sentimento. A dicotomia entre aparência e autenticidade realizada por Rousseau será analisada sob o ponto de vista antropológico e suas consequências políticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    A ideia de justiça em Schopenhauer, de Renato César Cardoso.Juliana Fischer de Almeida - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (1):129.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  31
    Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia.Juliana Alles de Camargo de Souza - 2016 - Bakhtiniana 11 (2):190-206.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  17
    Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada.Juliana Aparecida de Paula Schuller, Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra, Paulo de Tarso Nazar, Cléria Maria Lobo Bittar & Maria Georgina Marques Tonello - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Uma das abordagens que estuda o construto da motivação é a teoria da autodeterminação, que discrimina diferentes estilos motivacionais: desmotivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Este estudoobjetivou identificar motivações de acadêmicos de um curso de Educação Física do estado São Paulo, Brasil, para participarem de uma capacitação em natação para pessoas com deficiência físicas, bem como a motivação para atuação como tutores desse mesmo grupo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 20 acadêmicos do curso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Análisis comparado: Modelos que optimizan la estrategia User Innovation.Máxima Juliana López Eguilaz, Carmen De Pablos & Jose Manuel Bermejo - 2012 - Telos (Venezuela) 14 (2):194-209.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  1
    Editorial Filósofas UFPR.Juliana Domingues de Campos - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    An MRI Study of the Metabolic and Structural Abnormalities in Obsessive-Compulsive Disorder.Juliana B. De Salles Andrade, Fernanda Meireles Ferreira, Chao Suo, Murat Yücel, Ilana Frydman, Marina Monteiro, Paula Vigne, Leonardo F. Fontenelle & Fernanda Tovar-Moll - 2019 - Frontiers in Human Neuroscience 13.
  22.  24
    Nietzsche y Educación.Juliana Santos Monteiro Vieira, Lucas Oliveira de Carvalho & Dinamara Garcia Feldens - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1433-1456.
    Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno Resumen: Este texto busca tejer algunas reflexiones sobre la relación entre la filosofía de Friedrich Nietzsche y el campo educativo, entendiendo sus indagaciones sobre las instituciones educativas modernas y los valores vinculados a este tipo de hombre. Vinculado al proceso de degeneración de la potencia instintiva humana y su animalidad, se estableció un modelo de conocimiento, basado en el ideal metafísico y la creencia incondicional de la verdad. La crítica dirigida (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. The Ontological Import of Adding Proper Classes.Alfredo Roque Freire & Rodrigo de Alvarenga Freire - 2019 - Manuscrito 42 (2):85-112.
    In this article, we analyse the ontological import of adding classes to set theories. We assume that this increment is well represented by going from ZF system to NBG. We thus consider the standard techniques of reducing one system to the other. Novak proved that from a model of ZF we can build a model of NBG (and vice versa), while Shoenfield have shown that from a proof in NBG of a set-sentence we can generate a proof in ZF of (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  12
    Necropolítica, governo sobre as inf'ncias negras E educação do rosto.Divino José da Silva, Jonas Rangel de Almeida & Pedro Angelo Pagni - 2021 - Childhood and Philosophy 17:01-23.
    In this article, we seek to discuss the recurrence of racism and prejudice toward black lives and childhoods, in spite of repeated initiatives to overcome it by social and educational policy-makers. Following the investigations launched by Michel Foucault on the biopower hypothesis, we revisit some of his interpreters, with the objective of discussing the challenges posed by racism to pedagogical provisions for black children and—following on a concept offered by Emmanuel Levinas--an education of the Face, as a weapon in the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  55
    Global chaotic parameters of heart rate variability during mental task.Anne M. G. Fontes, David M. Garner, Luiz Carlos De Abreu, Juliana C. Barbosa, Elisangela Vilar De Assis, Ana Cecília A. De Souza, Andrey A. Porto & Vitor E. Valenti - 2016 - Complexity 21 (5):300-307.
  26.  62
    GeoPartitura: Collective concert with music, image, technology and interactivity.Suzete Venturelli, Claudia Loch, Francisco de Paula Barretto, Gustavo Soares, Juliana Hilário de Sousa, Leonardo Guilherme de Freitas, Ronaldo Ribeiro & Victor Valentim - 2012 - Technoetic Arts 9 (2-3):225-231.
    The text describes the research Geopartitura executed by the team MidiaLab Computer art research laboratory, that raises the thought about social artists and urban space. As a work of art it can be considered activist action. As a system, it is composed by software, database, locative media and mobile devices. The work was created to be performed as urban interactive cyberintervention, in order to interact with passers-by, a bias of social inclusion, transforming the urban landscape and its noises, at a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Política de identificação de estudantes em situação de deficiência em uma universidade pública brasileira.Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins & Juliana Cavalcante De Andrade Louzada - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):65-96.
    Resumo: A partir da disseminação das políticas educacionais inclusivas observa-se um aumento de matrículas de estudantes em situação de deficiência no Ensino Superior, elegíveis aos serviços de Educação Especial, no Brasil. Este artigo objetiva analisar os critérios institucionais utilizados para delinear o perfil desses universitários nos dados Censitários da Universidade e, de que modo tais dados comungam com as políticas educacionais inclusivas vigentes. Por conseguinte, buscará compreender como as políticas institucionais da universidade se correlacionam com as do Censo do Ensino (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Motivos Relacionados À Ocorrência de Ansiedade Em Estudantes Universitários Brasileiros.Adelma Pimentel, Andy Regina Conceição da Silva, Juliana Cristine de Araújo Soares, Laíse Rafaelle Tenório, Lucas Diniz de Diniz & Marcos Santana de Oliveira Junior - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Estudo qualitativo exploratórios de literatura cientifica sobre ansiedade em estudantes brasileiros, objetivando identificar fatores relacionados ao desenvolvimento da ansiedade patológica. Os textos foram analisados e agrupados de acordo com análise de conteúdo. Entre os resultados encontramos o enfoque relacional que impacta o self e surge no contexto socioeconômico. Destacamos como agentes que contribuem para a ansiedade: exigência de responsabilidade e autonomia; preocupações com o futuro; não ter tempo para o lazer, ausência de familiares; ser mulher e ser homossexual. Concluímos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Liberación, producción y reproducción de la vida humana y derechos humanos.Jesús Antonio de la Torre Rangel - 2020 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 34:451-454.
    Recensión de D. Sánchez Rubio, Filosojia, Derecho y Liberación en América Latina, Desclée de Brower, Bilbao, 1999.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Caso B: a experiência da perda do concernimento e a importância da análise.Ariadne Alvarenga de Rezende Engelberg de Moraes - 2010 - Natureza Humana 12 (1):1-30.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  21
    Harmful Leader Behaviors: Toward an Increased Understanding of How Different Forms of Unethical Leader Behavior Can Harm Subordinates.Juliana Guedes Almeida, Deanne N. Den Hartog, Annebel H. B. De Hoogh, Vithor Rosa Franco & Juliana Barreiros Porto - 2021 - Journal of Business Ethics 180 (1):215-244.
    Research on unethical leadership has predominantly focused on interpersonal and high-intensity forms of harmful leader behavior such as abusive supervision. Other forms of harmful leader behavior such as excessively pressuring subordinates or acting in self-centered ways have received less attention, despite being harmful and potentially occurring more frequently. We propose a model of four types of harmful leader behavior varying in intensity and orientation : Intimidation, Lack of Care, Self-Centeredness, and Excessive Pressure for Results. We map out how these relate (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32.  26
    Combustível da fé: mudança socioeconômica e rearranjo religioso em Macaé – RJ.Leonardo Gonçalves de Alvarenga & Fabio Py Murta de Almeida - 2019 - Horizonte 17 (52):389-413.
    Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças socioeconômicas ocorridas na cidade de Macaé a partir de 1980 e seus efeitos sobre o campo religioso, com foco nos evangélicos e nos sem-religião. A metodologia lança mão de dados quantitativos do IBGE e procura analisar esses dados para ultrapassar uma leitura superficial e avançar na análise desse campo religioso complexo, que está diretamente relacionada à chegada da Petrobras na cidade de Macaé, inaugurando uma nova era na região, com a injeção de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Evidence of validity of internal structure of the Functional Assessment of Chronic Illness Therapy-Spiritual Well-Being Scale (FACIT-Sp-12) in Brazilian adolescents with chronic health conditions.Willyane de Andrade Alvarenga, Lucila Castanheira Nascimento, Flávio Rebustini, Claudia Benedita dos Santos, Holger Muehlan, Silke Schmidt, Monika Bullinger, Fernanda Mayrink Gonçalves Liberato & Margarida Vieira - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    This study explored the evidence of validity of internal structure of the 12-item Functional Assessment of Chronic Illness Therapy—Spiritual Wellbeing Scale in Brazilian adolescents with chronic health conditions. The study involved 301 Brazilian adolescents with cancer, type 1 diabetes mellitus, or cystic fibrosis. Exploratory Factor Analysis, Confirmatory Factor Analysis, and Item Response Theory were used to test the internal structure. Reliability was determined with Cronbach’s Alpha and McDonald’s Omega. The EFA suggested a one-dimensional scale structure in contrast to the original (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. The Child Emotion Facial Expression Set: A Database for Emotion Recognition in Children.Juliana Gioia Negrão, Ana Alexandra Caldas Osorio, Rinaldo Focaccia Siciliano, Vivian Renne Gerber Lederman, Elisa Harumi Kozasa, Maria Eloisa Famá D'Antino, Anderson Tamborim, Vitor Santos, David Leonardo Barsand de Leucas, Paulo Sergio Camargo, Daniel C. Mograbi, Tatiana Pontrelli Mecca & José Salomão Schwartzman - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Background: This study developed a photo and video database of 4-to-6-year-olds expressing the seven induced and posed universal emotions and a neutral expression. Children participated in photo and video sessions designed to elicit the emotions, and the resulting images were further assessed by independent judges in two rounds. Methods: In the first round, two independent judges, experts in the Facial Action Coding System, firstly analysed 3,668 emotions facial expressions stimuli from 132 children. Both judges reached 100% agreement regarding 1,985 stimuli, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    Duas cartas de Leibniz a sparvenfeld.Juliana Cecci Silva & William De Siqueira Piauí - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:343-371.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  24
    O impacto da depressão materna nos problemas internalizantes de pré-escolares.Patrícia Alvarenga, João Marcos de Oliveira & Taiane Lins - 2012 - Revista Aletheia 38:94-108.
    Este estudo comparou a frequência de queixas de ansiedade, depressão, retraimento, reatividade emocional e sintomas somáticos em filhos de mães com indicadores de depressão, com a frequência das mesmas queixas em filhos de mães sem indicadores de depressão, avaliados pela escala de problemas intern..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Un alegato en contra de las interpretaciones deterministas de la ética aristotélica.Juliana Acosta López de Mesa - 2013 - Praxis Filosófica 33:33-51.
    El artículo procura mostrar las razones por las cuales no puede considerarse que la ética aristotélica sea determinista. De este modo, critica los argumentos de tres intérpretes que defienden el determinismo aristotélico: Alfredo Gómez-Muller, Theodor Gomperz y D.J. Furley, con el fi n de mostrar que la ética del Estagirita no está fundamentada en la necesidad sino en la convención, que el carácter no está totalmente determinado por naturaleza y que una vez éste se ha formado Aristóteles sí concibe la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Las Casas, Alonso de Sandoval ea defesa da escravidão negra.Juliana Beatriz Almeida De Souza - 2006 - Topoi 7 (12).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  28
    Las Casas, Alonso de Sandoval and the defence of black slavery.Juliana Beatriz Almeida de Souza - 2006 - Topoi: Revista de História 2 (SE):0-0.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    El subjectil fotográfico. Esbozo desde una inflexión poshumana.Juliana Robles de la Pava - 2022 - Aisthesis 72:183-200.
    ¿Qué es lo que salta a la vista en el objeto fotográfico? ¿Cuál es ese fondo sin fondo que constituye toda superficie fotográfica y que nos interpela, nos enfrenta y sobre la cual se sigue el desconcierto? Este artículo ensaya una perspectiva posthumana de acercamiento a un conjunto de artefactualidades fotográficas que desafían los órdenes de un constructivismo cultural imperante como paradigma de interpretación de dichos objetos y traza ciertos caracteres de una aproximación más allá de lo humano al medio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Travessias atl'nticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal.Cândida Andrade De Moraes & Juliana Andrade De Moraes - 2023 - Odeere 8 (1):152-175.
    Esse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o estudo de caso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Shorebirds’ Longer Migratory Distances Are Associated With Larger ADCYAP1 Microsatellites and Greater Morphological Complexity of Hippocampal Astrocytes.Diego de Almeida Miranda, Juliana Araripe, Nara G. de Morais Magalhães, Lucas Silva de Siqueira, Cintya Castro de Abreu, Patrick Douglas Corrêa Pereira, Ediely Pereira Henrique, Pedro Arthur Campos da Silva Chira, Mauro A. D. de Melo, Péricles Sena do Rêgo, Daniel Guerreiro Diniz, David Francis Sherry, Cristovam W. P. Diniz & Cristovam Guerreiro-Diniz - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    For the epic journey of autumn migration, long-distance migratory birds use innate and learned information and follow strict schedules imposed by genetic and epigenetic mechanisms, the details of which remain largely unknown. In addition, bird migration requires integrated action of different multisensory systems for learning and memory, and the hippocampus appears to be the integration center for this task. In previous studies we found that contrasting long-distance migratory flights differentially affected the morphological complexity of two types of hippocampus astrocytes. Recently, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Peirce and Aesthetic Education.Juliana Acosta López de Mesa - 2018 - Journal of Philosophy of Education 52 (2):246-261.
  44.  8
    Paulo Freire, o direito à educação como prática emancipatória e a identidade da educação infantil.Juliana Cristina Costa, Valdirene Costa & André Luis de Andrade Melo - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2357-2384.
    O presente artigo trata de abordar a temática da busca de identidade do profissional da Educação Infantil no Brasil, fazendo um contraponto com a concepção de Educação de Paulo Freire e com a concepção de “Direito à Educação”. Analisa a luta pela Educação Infantil efetivada pelos movimentos sociais e educacionais do país. Destaca a integração da Educação Infantil e as contradições de compreensão da reorganização da Escola e do espaço pedagógico em vista do protagonismo da Criança como sujeito de Direitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Las Casas, Alonso de Sandoval ea defesa da escravidão negra Las Casas, Alonso de Sandoval and the defense of black slavery.Juliana Beatriz Almeida de Souza - 2006 - Topoi 7 (12):25-59.
  46.  9
    A filosofia no limite da negação da Vontade de vida.Juliana Domingues de Campos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    No penúltimo parágrafo de O mundo como vontade e como representação, Schopenhauer, contra a tendência do livro até então, dá um caráter especial à razão na negação da Vontade de vida. O conhecimento abstrato é, nesse contexto, como clarividência da razão, o fundamento para se atingir o conhecimento puramente intuitivo. A partir da análise de algumas formas de conhecimento (conceito, sentimento e Ideia) apresentadas no tomo I da obra, tem-se uma diferenciação clara entre os âmbitos da explicação e da significação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  82
    Study of Geometric Illusory Visual Perception – A New Perspective in the Functional Evaluation of Children With Strabismus.Juliana Tessari Dias Rohr, Cassiano Rodrigues Isaac, Adriano de Almeida de Lima, Ana Garcia, Procópio Miguel dos Santos & Maria Clotilde Henriques Tavares - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16.
    Despite the various perceptual-motor deficits documented in strabismus, there is a paucity of studies evaluating visual illusions in patients with strabismus. The aim of this study was to examine how the illusionary perception occurs in children/adolescents with strabismus with referral for surgery to correct ocular deviations. A controlled cross-sectional study was carried out in which 45 participants with strabismus and 62 healthy volunteers aged 10–15 years were evaluated. The behavioral response to three geometric illusions [Vertical-Horizontal illusion, Müller-Lyer illusion and Ponzo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    Comentário a “Fundamentos e aplicações da sentiômica: a ciência da capacidade de sentir”.Juliana de Orione Arraes Fagundes - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):87-92.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Editorial - Dosier.Ivy Judensnaider & Flaminio de Oliveira Rangel - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:143-144.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    Creciendo paso a paso.Flaminio de Oliveira Rangel - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:06-07.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 955